27/01/20

SEMANA do PORTUGUÊS

A Semana de Português decorreu, no nosso agrupamento, entre 20 e 24 de Janeiro. No âmbito deste projeto realizaram-se várias atividades nas bibliotecas escolares, promovidas pelas professoras de Português e as suas turmas, bem como pela equipa da  BE. Vamos recordar alguns desses momentos:


Teatro de Sombras por alunos do 8 ºA - Lenda de Caio Carpo, adaptação de João Pedro Mésseder convidado pela BE


Teatro de Sombras, apresentado na BE no âmbito da Semana do Português. O tema foi a lenda do Caio Carpo que deu origem ao nome da cidade de Matosinhos. Foi um trabalho de total interdisciplinaridade e também de aplicação da vertente Sustentabilidade, pois no cenário foram reutilizadas as anémonas criadas no ano letivo passado com a professora de educação visual, professora Luísa Sampaio e restante de criação artística na disciplina de educação visual, da professora Eurídice Silva, não faltando a impulsionadora do tema a professora de Português, Manuela Pereira!!! Foi uma experiência altamente gratificante ♥️







À conversa com ... João Pedro Mésseder



Haicais escritos e apresentados pelo 5ºB, assim como a Leitura Encenada de um poema do escritor convidado, João Pedro Mésseder







No seguimento da visita do escritor João Pedro Mésseder, os alunos do 5.ºB presentearam-no bem como à plateia,  com a leitura de haicais por eles elaborados e ainda a leitura encenada do poema “O João”, do livro “De que cor é o desejo?”, da autoria deste escritor.
Seguidamente, o escritor apresentou um dos seus últimos livros publicados, “Olhos Tropeçando em Nuvens e Outras Coisas”, livro este que é composto por haicais, pequenos poemas de inspiração japonesa, que se baseiam naquilo que os nossos olhos vêem diariamente: nuvens, pássaros, pessoas, brinquedos, insetos… 
Este livro está repleto de ilustrações alusivas a tudo o que é descrito nesses pequenos poemas, realizadas por Rachel Caiano.






  










Por fim, todos os presentes (5ºB, alunas do 6ºC, 8ºA e B e 9ºB) puderam colocar as suas questões ao escritor. Desta entrevista, destaca-se que o autor, de seu nome José António Gomes, optou por usar um pseudónimo para distinguir a sua escrita para adultos da escrita infanto-juvenil. Escolheu João por ser o seu nome próprio preferido, e Mésseder, por ser um nome existente na sua família e ter decidido usá-lo em sua homenagem.
Referiu que, desde muito novo, revelou um grande gosto pela leitura e pela escrita, apesar de só ter publicado o seu primeiro livro com 28 anos.
O escritor não respondeu, mais uma vez, à questão sobre a sua preferência clubística, pois não pretende causar divergências nas plateias a quem se dirige.

Foi um encontro muito prazeroso, destacando-se o trabalho empenhado das professoras de Português, Núria Lopes, Isabel Eirado, Manuela Pereira e a equipa da BE.


LIVRO DE HONRA da Biblioteca Irmãos Passos, inaugurado pelo escritor JOÃO PEDRO MÉSSEDER



Hora do Conto : O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto - 4 ºA e 4º B da escola EB1 Irmãos Passos e 4º ano da escola EB1 de Sendim.






Sem comentários:

Enviar um comentário