28/01/20

Dia Internacional em Memória do Holocausto - 27 de janeiro


Foi há 75 anos mas poderia ser hoje.... sinto-o como se fosse hoje, não há palavras que definam o que aconteceu. Somente tristeza para além da palavra tristeza... não há palavra que possa definir e compreender tais atos cometidos.

"Há 75 anos, era libertado Auschwitz, o maior campo de concentração nazi.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os nazis instalaram, nos arredores de Cracóvia, Polónia, um complexo de campos de concentração que ficaram tristemente célebres pela tragédia humana ali ocorrida ao longo de vários anos. Auschwitz, criado em maio de 1940, foi o maior de todos os complexos de extermínio nazis.
Compreendia, efectivamente, quatro campos e trinta e oito "comandos" (casernas e edifícios militares e "administrativos"). Um dos campos, Birkenau, com as suas quatro gisgantescas câmaras de gás, era o lugar onde a "solução final" do povo judeu através de um "tratamento especial" atingiu a triste cifra de 20 000 incinerações por dia. No campo de Auschwitz, propriamente dito, os detidos, por exemplo, serviam de "cobaias" humanas para experiências "in vivo" dos tenebrosos médicos das SS (corpo paramilitar de elite). Homens e mulheres, principalmente polacos e judeus, foram explorados até ao limite humano. Milhares e milhares acabaram eliminados nas câmaras de gás. Muitos dos mártires de Auschwitz eram também crianças, muitas das quais submetidas a experiências biológicas (como os casos de gémeos).

O campo de concentração de Auschwitz foi classificado Património Mundial pela UNESCO. O dia da libertação de Auschwitz foi declarado pela ONU como o Dia Internacional em Memória do Holocausto."









Sem comentários:

Enviar um comentário