Proposta
Convidam-se as turmas/grupos a desenvolver atividades colaborativas que persigam competências de leitura e de escrita, centradas no diálogo e na partilha de ideias.
Propõe-se que cada turma/grupo escolha um livro para leitura coletiva, sobre que incida a atividade especificada para cada nível de educação/ensino e de que resulte uma produção final em TEXTO + CARTAZ.
O desenvolvimento das atividades deve dar destaque à leitura em voz alta e em grupo, podendo ser incluída a participação de intervenientes externos (família, indíviduos ou grupos da comunidade), com vista a um maior dinamismo e interação.
Cada turma/grupo pode realizar vários trabalhos sobre o mesmo livro ou quaisquer outros à escolha, desde que respeitem a proposta de origem. Os trabalhos serão enviados para o PNL, para apreciação e seleção.
Troca de livros
Para uma dinâmica mais abrangente e funcional, sugere-se interação com outras turmas/grupos de participantes e com outras escolas e bibliotecas, com vista à troca ou empréstimo de livros (bookcrossing), sob a coordenação de um professor responsável (professor bibliotecário...).
Envio dos trabalhos
O texto e o cartaz daqui resultantes, deverão ter o formato final em PDF, e estar juntos num único ficheiro (Página 1/Texto; Página 2/Cartaz).
Podem participar todas as turmas/grupos que o pretendam, ficando a cargo do professor bibliotecário, ou de outro professor responsável, a coordenação e envio dos trabalhos. Estes poderão ser reunidos e enviados ao longo do período de duração da atividade (até 15 de maio de 2017), anexados a uma mensagem para o PNL, juntamente com o FORMULÁRIO, devidamente preenchido.
Seleção dos melhores trabalhos
O PNL avaliará os trabalhos recebidos, tendo em conta a originalidade e a criatividade das ideias, bem como a correção dos textos e a qualidade gráfica dos cartazes.
Serão selecionados os dez trabalhos que evidenciem maior qualidade de escrita e gráfica que serão premiados, cada um (cada uma das turmas) com dez livros, bem como serão divulgados nesta página.
Sem comentários:
Enviar um comentário