A equipa das bibliotecas deseja a todos BOAS FESTAS e BOAS LEITURAS!
22/12/16
Prémio Teresa Calçada - 1.ª Edição
![]() | |
|
Este prémio foi instituído pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) por ocasião da comemoração dos seus 20 anos e destina-se a distinguir a biblioteca que melhor responder ao desafio lançado anualmente pela RBE no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro). Associa-se assim a boas práticas e boas ideias o nome de uma das fundadoras da RBE, sua coordenadora entre 1996 e 2013 e principal responsável pelo sucesso deste programa.
Nesta sua primeira edição, o desafio lançado aos alunos foi o concurso de ideias "Aprende a descodificar o teu mundo". Tratava-se da apresentação de propostas para melhorar a sua biblioteca escolar. A ideia vencedora, entre mais de quarenta, foi de três alunos do 9° ano do Agrupamento de Alter do Chão. Chama-se BLA (Biblioteca de Línguas em Ação) e prevê a comunicação e conhecimento mútuo entre alunos de várias escolas, ao mesmo tempo que ensinam uns aos outros as suas línguas. O vídeo de apresentação da ideia pode ser visto em https://youtu.be/tKjqgbiuQDQ.
O projecto vencedor,“Bla”, ou “Biblioteca de Línguas em Acção”, vai ser aplicado no Agrupamento de Escolas vencedor ainda durante este ano lectivo. [Via Blogue RBE]
21/12/16
Oficina de leitura em voz alta
No âmbito da aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar, vão decorrer, em janeiro, as sessões de leitura em voz alta para todos os alunos do 5.º ano na biblioteca de Irmãos Passos.
Visitas - requisição para leitura domiciliária - Irmãos Passos
Apresentamos o cronograma das visitas que todas as turmas irão realizar à biblioteca, no 2.º período. O objetivo desta atividade é o de fomentar a leitura e a escrita, promovendo a articulação com o projeto Li, gostei e recomendo, desenvolvido por todos os alunos na disciplina de português.
19/12/16
CONTA-NOS UMA HISTÓRIA

Esta iniciativa propõe fomentar a dinamização de
projetos desenvolvidos pelas escolas, incentivando a utilização das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de
gravação digital áudio e vídeo.
O Regulamento pode ser consultado aqui.
18/12/16
O ranking das escolas - 2016
O que os rankings não mostram, por João Costa [via Sol]
Os rankings que são disponibilizados pelos media habitualmente hierarquizam as escolas de acordo com as médias dos exames nacionais. Embora, nos últimos anos, se tenham vindo a integrar variáveis de contexto, esta seriação de escolas compara, por vezes, o que não é comparável e oferece um retrato bastante parcelar do trabalho desenvolvido.
Não tenho dúvidas de que é interessante para a comunidade saber qual o alinhamento da sua escola com um perfil nacional ou regional de desempenho. Tenho a certeza de que o interesse de uma lista ordenada de escolas é nulo. Mal comparado, é interessante para uns pais conhecerem o percentil de desenvolvimento do seu filho, mas é irrelevante saber qual a sua posição relativa em relação aos bebés todos do país. Ler mais >>
17/12/16
Lendas das Mouras do castro de Guifões
15/12/16
Visitas - requisição para leitura domiciliária - Custoias
Apresentamos o cronograma das visitas que todas as turmas irão realizar à biblioteca, no 2.º período. O objetivo desta atividade é o de fomentar a leitura e a escrita, promovendo a articulação com o projeto Li, gostei e recomendo, desenvolvido por todos os alunos na disciplina de português.
Etiquetas:
promoção da leitura/escrita,
visita guiada
Oficina de leitura em voz alta
No âmbito da aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar, vão decorrer, em janeiro, as sessões de leitura em voz alta para todos os alunos do 5.º ano, na biblioteca de Custoias.
Etiquetas:
articulação,
Oficina,
promoção da leitura/escrita
14/12/16
09/12/16
Resultados PISA 2015
No dia 6 do corrente, foram publicados os resultados da sexta edição do teste internacional PISA, desenvolvido pela OCDE, com o intuito de avaliar a literacia de jovens de 15 anos de todo o mundo nas áreas da Leitura, Matemática e Ciências, contribuindo assim para a recolha de informação sobre o desempenho e características dos sistemas educativos de vários países e economias.
Na edição do PISA 2015, os alunos portugueses melhoram os resultados em todas as áreas (Matemática, Leitura e Ciências), confirmando a consistência da evolução positiva dos resultados em Portugal que se verifica desde 2000 (a primeira edição do teste internacional PISA). Considerando apenas os 35 países/economias que integram a OCDE, dos 72 participantes no estudo, Portugal alcança agora as seguintes posições: 17.º a Ciências com 501 pontos, 18.º em Leitura com 498 pontos e 22.º a Matemática com 492 pontos, ficando acima da média da OCDE em todos os domínios.
Para mais informações e dados sobre os resultados PISA 2015 pode visitar o site da OCDE sobre o PISA e respetivos relatórios.
Para outras análises e resultados dos sucessivos testes PISA de 2000 a 2012, pode também consultar o projeto resultante da parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que se dedica ao estudo e análise dos dados PISA: Projeto aQeduto.
[Via Blogue RBE]
07/12/16
D. Pio visita a biblioteca
Hoje tivemos o prazer de receber D. Pio e seus acompanhantes, durante a receção a uma turma, no âmbito da Feira do livro e animação da leitura.
Os nosso agradecimentos aos promotores da iniciativa!
06/12/16
05/12/16
Feira do livro e animação da leitura
01/12/16
Palavras e ideias
Uma proposta que procura desenvolver competências de leitura e de escrita, centrada na comunicação e na partilha de ideias. Tendo como mote comum ao Pré-escolar, 1º e 2º Ciclo a escolha de um livro, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade que culmine na produção de um texto escrito e de um cartaz.
Proposta
Convidam-se as turmas/grupos a desenvolver atividades colaborativas que persigam competências de leitura e de escrita, centradas no diálogo e na partilha de ideias.
Propõe-se que cada turma/grupo escolha um livro para leitura coletiva, sobre que incida a atividade especificada para cada nível de educação/ensino e de que resulte uma produção final em TEXTO + CARTAZ.
O desenvolvimento das atividades deve dar destaque à leitura em voz alta e em grupo, podendo ser incluída a participação de intervenientes externos (família, indíviduos ou grupos da comunidade), com vista a um maior dinamismo e interação.
Cada turma/grupo pode realizar vários trabalhos sobre o mesmo livro ou quaisquer outros à escolha, desde que respeitem a proposta de origem. Os trabalhos serão enviados para o PNL, para apreciação e seleção.
Troca de livros
Para uma dinâmica mais abrangente e funcional, sugere-se interação com outras turmas/grupos de participantes e com outras escolas e bibliotecas, com vista à troca ou empréstimo de livros (bookcrossing), sob a coordenação de um professor responsável (professor bibliotecário...).
Subscrever:
Mensagens (Atom)