O projeto concelhio “Em terra de Mar, alunos a criar” resulta do trabalho colaborativo entre as Bibliotecas Escolares de Matosinhos (BEM) em articulação com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM)/Biblioteca Municipal Florbela Espanca (BMFE) no âmbito do projeto Ler+Mar, proposto e financiado pelo Plano Nacional de Leitura.
Este projeto tem como objetivos:
- sensibilizar para o conhecimento das diferentes áreas curriculares;
- valorizar o património local e o património relacionado com o mar;
- despertar o interesse para as questões da atualidade;
- desenvolver atitudes e capacidades inerentes às diferentes literacias promovidas pelas Bibliotecas Escolares;
- fomentar as relações interescolas do concelho de Matosinhos.
O projeto concelhio abrange três valências:
1. O concurso concelhio “Em Matosinhos, estudar É acertar” para os alunos do 7º ano de escolaridade.
Este concurso contempla questões sobre o currículo, o património do concelho de Matosinhos relacionado com o mar e questões/notícias da atualidade. Numa primeira fase será realizado ao nível do agrupamento/escola não agrupada e depois numa fase final concelhia.
2. O concurso concelhio “Em terra de mar, alunos a criar” para os alunos do ensino secundário.
Pretende-se que os alunos elaborem trabalhos/projetos, tendo como tema o Património do Concelho de Matosinhos, relacionados com o mar. Os trabalhos devem ser originais, não se limitando a reproduzir e confirmar ideias recolhidas em fontes de informação utilizadas. Os trabalhos podem ser apresentados em formato audiovisual, gráfico/infográfico ou escrito.
3. Exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo.
Esta atividade tem como objetivo estimular a produção de trabalhos relacionados com o património local da freguesia onde se insere cada escola e montar uma exposição para apresentar na Biblioteca Municipal/Câmara Municipal de Matosinhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário