29/10/14

Leituras do mundo- um mundo de leituras



As III Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, subordinadas ao lema Leituras do mundo- um mundo de leituras, tiveram lugar nos dias 24 e 25 de outubro.
Divulgamos aqui a intervenção  da coordenadora  interconcelhia, professora Maria Artur Barros, na sessão de abertura:

Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente marcada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola. Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje de dominar não só os saberes convencionais como também um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas.
Face a estas exigências, as instituições educativas têm definido novos quadros de referência sobre as aprendizagens dos alunos que hoje cabe à escola garantir. É de assinalar nestes quadros a integração curricular de um conjunto de conhecimentos e capacidades transversais, considerados nucleares no nosso tempo.

Na área específica das bibliotecas, estes referenciais têm também sido abundantes e têm revelado uma grande evolução no seu âmbito e base concetual. Esta evolução é paralela ao desenvolvimento das novas tecnologias, média e ambientes digitais e ao peso crescente do papel das bibliotecas nos domínios da leitura e das literacias. Em 2014, é já impensável uma biblioteca que não disponha de uma coleção digital e das ferramentas necessárias à sua utilização.
As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das escolas para responder a estes desafios. Esta função inovadora da biblioteca escolar está aliás consignada no Quadro Estratégico 2014-2020, da Rede de Bibliotecas Escolares.
A importância do papel das bibliotecas no desenvolvimento da literacia da leitura, dos média e da informação e no uso crítico e criativo das tecnologias motivou também a elaboração de um referencial de aprendizagens associado ao trabalho das bibliotecas escolares. Este documento, intitulado “Aprender com a Biblioteca Escolar” e disponível no portal da RBE, tem como estratégia básica e imprescindível o trabalho colaborativo entre a Biblioteca e as disciplinas do currículo. O seu principal objetivo é a aquisição pelos alunos de competências de literacia da informação, dos média e da leitura. Munidos deste conjunto de competências, teremos cidadãos mais capazes de ler o mundo e de nele se situar.
É, por isso, com muito agrado que a RBE se faz presente nestas III Jornadas de Bibliotecas de Lousada, através da participação dos agentes pedagógicos que intervêm nas Bibliotecas Escolares.


Sem comentários:

Enviar um comentário