12/12/12

Parlamento dos Jovens - visita da deputada Luísa Salgueiro




No dia dez de dezembro esteve na nossa escola a deputada dra. Luísa Salgueiro, no âmbito do Projeto “Parlamento dos Jovens”, que apresentou aos alunos do 9ºano, que constituíram as listas a apresentar na Sessão Escolar, com as medidas para “Ultrapassar a Crise”, uma breve explicação sobre a composição e o funcionamento da Assembleia da República, nomeadamente sobre as etapas do processo legislativo.  Seguiu-se um debate, em que os alunos apresentaram um conjunto de questões, muito pertinentes, contextualizadas e inteligentes, a que a deputada foi dando a sua opinião, ficando claro desde o início que a sua perspetiva e ideologia estariam presentes nas suas respostas.
 A importância desta atividade foi a de ter levado  os alunos a refletir sobre o que se passa à sua volta, analisar a situação do país, particularmente, com familiares, professores e amigos,  apelar e estimular a intervenção como cidadãos e desenvolver práticas argumentativas e  atitudes de respeito e tolerância por opiniões distintas. Tudo isto foi visível durante o debate e a generalidade dos alunos esteve à altura do desafio colocado. 
A deputada finalizou apelando à sua intervenção futura na vida do país e à necessidade de estarem informados e criarem a sua própria opinião, para serem cidadãos ativos e conscientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário