30/06/14
29/06/14
27/06/14
Apanhados a ler- Ana Margarida Dias, 9.º C - Custoias
A Ilha na rua dos pássaros
Escolhi este livro, uma vez que me foi recomendado como sendo bastante apropriado para o projeto Li, Gostei e Recomendo.
A ilha na rua dos pássaros é uma narrativa com um vocabulário acessível e de fácil compreensão. O protagonista é Alex, um menino judeu que, após o seu pai ter sido recrutado para um destino desconhecido, se esconde num edifício situado na rua dos pássaros. Ao longo de 6 meses, a personagem tenta sobreviver procurando comida, construindo esconderijos, refugiando-se de bombardeamentos e ajudando outros judeus.
Foram várias as razões que me fizeram apreciar esta obra. Inicialmente, o facto desta se centrar nas dificuldades da 2ª guerra mundial, como também, nos horrores e no pânico vivido pela povoação judia como podemos ver na expressão “Nunca antes me ocorrera que andar livremente nas ruas fosse um privilégio especial”.
Em segundo lugar, a coragem, valentia e maturidade do protagonista de apenas 11 anos faz-nos pensar como agiríamos perante esta situação, pois este refere “Não me importava nada de nascer depois de tudo isto ter acabado”. Por último, o final da história transmite-nos também uma lição de vida para que nunca desistamos dos nossos sonhos já que estes, mais tarde ou mais cedo, tornar-se-ão reais.
Em suma, recomendo a leitura deste livro que nos deixa como mensagem principal que “Matar um ser humano é o pior de todos os crimes, embora infelizmente se tenha tornado vulgar nos dias que correm”.
Ana
Margarida Dias, n.º 2 , 9º C
26/06/14
24/06/14
23/06/14
Convite
21/06/14
Hoje é a noite mais curta
Hoje a noite é mais curta. Vamos curtir o dia!
Vinte e um de junho é o dia do solstício de junho, que marca o início do verão no hemisfério norte e o começo do inverno no hemisfério sul. No hemisfério norte, este é o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta. No hemisfério sul, sucede exatamente o contrário.
O termo “solstício” deriva do Latim e é formado por duas palavras: “Sol” e “sistere” [algo que não se move]. Numa análise a esta formação de palavras pode dizer-se que “solstício” quer dizer “sol que não se mexe”, ou “sol parado”, uma vez que quem o observa tem a sensação de que está a olhar para algo que não se move, durante um lapso de tempo, quer ao nascer, quer ao pôr do Sol. Há, portanto, dois solstícios por ano, que estão associados a duas mudanças de estação: verão e inverno.
19/06/14
18/06/14
16/06/14
Oficina à 3.ª - Painel de borboletas
Ao longo das últimas sessões da Oficina à 3.ª, revistas coloridas serviram de base e inspiração para o novo projeto. Então, num fim de tarde da penúltima semana de aulas, uma nuvem de borboletas coloridas eclodiu e adotou o painel de ardósia nas escadas de acesso à biblioteca.
Obrigada, professora Marília Barradas, pelo tempo e pelo colorido que nos traz todas as terças feiras de tarde.
No próximo ano contamos consigo!
Para ver mais fotos clique aqui.
15/06/14
Santo António de Lisboa
Patrícia Luz Pinto escreveu, o Padre Feytor Pinto prefaciou e Carla Nazareth ilustrou o Meu primeiro Santo António, uma edição da D. Quixote dirigida ao público infanto-juvenil. A Infopédia oferece-nos uma breve síntese da vida deste santo cujo dia se celebra hoje:«Fernando de seu nome de batismo, Santo António de Lisboa, ou Santo António de Pádua, nasceu por volta de 1195, em Lisboa, e morreu a 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Aos vinte anos professou a vida religiosa entre os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de S. Vicente de Fora. Ordenado sacerdote em 1220, fez-se frade franciscano no eremitério de Santo Antão dos Olivais, partindo depois para Marrocos em missão de apostolado aos muçulmanos. Foi dos mais categorizados representantes da cultura cristã no período de transição da pré-escolástica para a escolástica. Figura notável pela sua erudição, impôs-se também pelo exemplo na pregação solene e doutrinal, na discussão com os hereges e no ensino nas escolas conventuais. Por isso, é ainda hoje considerado uma das personalidades franciscanas mais significativas.
Foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio de 1233. Em Pádua foi erigida uma conhecida basílica em sua memória, e lá se encontram as suas relíquias.»
Santo António de Lisboa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-06-13].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$santo-antonio-de-lisboa>.
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$santo-antonio-d
[Via RBE]
14/06/14
Sophia de Mello Breyner no Porto de Encontro
Decorridos dez anos sobre a morte desta escritora, Porto de Encontro presta-lhe homenagem na Casa da Música, no dia 25 de junho, às 21h30. A não perder!
12/06/14
LEITOR + - os distinguidos deste ano!
Não se esqueçam que a leitura não faz férias!
09/06/14
Apanhados a ler - Bruno Santos, 8.º A- Custoias
Os da minha rua
Eu escolhi esta obra no âmbito do projecto Li, Gostei e Recomendo, após a indicação da minha professora, que mo recomendou tendo como ponto de vista as minhas preferências.
Os da minha rua foi escrito por Ondjaki, autor angolano, que escreve sobre suas vivências em Angola, usando o seu nome verdadeiro, Ndalu, assumindo-se como personagem principal.
O livro fascinou-me pela sua simplicidade e preciosismo, na qual Ondjaki torna vivências completamente normais do dia-a-dia da sua infância, em momentos maravilhosos da perspectiva de uma criança.
De seguida, fiquei cativado pelo simples facto de o autor conseguir envolver-me na história, sentindo-me um menino angolano que vivia ausente das tecnologias actuais.
Finalmente, as frases muito curtas e uma escrita simples tornaram-se factores positivos que me levaram à total e evidente satisfação na leitura desta obra.
Li, gostei e recomendo!
07/06/14
06/06/14
Visão júnior - junho
Chegou a nossa VISÃO Júnior de junho, que nos vai ajudar a terminar o ano letivo, com muitas ideias interessantes:
-O maior craque de Futebol tu já o conheces, o Cristiano e está na Júnior deste mês. Mas este Mundial está cheio deles. Conhece outros jogadores muito bons…; pulseiras com elásticos coloridos. Seja num tear, seja nos dedos de uma mão ou até com duas canetas.Para aprender a fazer, não faltam sites, blogues, páginas de Facebook e vídeos no Youtube; entrevista ao escritor José Eduardo Agualusa...; a VISÃO Júnior quer tornar a solidariedade viral em todas as escolas e vai realizar diversas iniciativas com esse objetivo,participa...
-Os dragões estão de volta"Como treinares o teu dragão 2"...
E tantos outros temas. Procura na tua biblioteca!
[Antonieta Coelho]
Etiquetas:
promoção da leitura/escrita,
revista
05/06/14
04/06/14
Concurso Ecocidadão
Os
alunos José Cardoso, Nuno Cardoso e Tomás Fidalgo, do 7ºE, formaram uma equipa e,
com a orientação da professora Deolinda Martins, apresentam três trabalhos ao concurso Ecocidadão, promovido pela Comissão Europeia e a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor
(DECO).
Os
temas a concurso foram os seguintes: energia, água, resíduos, mobilidade,
alimentação e compras. Depois de escolherem o tema da energia os alunos
elaboraram uma websérie original e criativa sobre a sustentabilidade e o uso
eficiente dos recursos numa perspetiva europeia. O principal objetivo dos
discentes ao elaborarem a sua websérie com três episódios foi o de promover a
mudança de comportamentos e a adoção de atitudes amigas do ambiente.
Energia positiva - 6.º B - Irmãos Passos

No dia 3 de junho de 2014, a turma do 6ºB realizou a atividade "Energia positiva" , na disciplina de DPS, com o objetivo de apelar a toda a comunidade para a necessidade de poupar energia. Assim, colocaram mensagens apelativas na rede que protege a torre de alta tensão, situada em frente à Escola Irmãos Passos e também dançaram com energia positiva.
A responsabilidade começa em cada um de nós e o planeta agradece.
[Adelaide Corujas]
Apanhados a ler - Rodrigo Feiteira, 6.º D - Custoias
O livro O símbolo da profecia Maia pertence
à colecção “Os primos”.
Esta colecção relata as aventuras de três primos: duas
irmãs e um rapaz.
Nesta aventura eles vão até ao México, à procura de
uma rapariga chamada Beatriz.
Eu gosto deste livro/colecção porque me “leva” para
países longínquos, correndo inúmeros perigos; também porque fala de antigas
culturas: egípcios, maias, …, assuntos que sempre me fascinaram.
Recomendo este livro a quem gostar de mistério, suspense
e das antigas civilizações.
03/06/14
Entrega de prémios - A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento...
Para a posteridade, aqui fica uma foto dos alunos premiados, no dia da entrega dos prémios, 29 de maio, no Museu da Chapelaria !
Apanhados a ler - Catarina Sousa, 5.º C - Irmãos Passos
O Bobo
Colegas, já ouviram falar de um Bobo?
Pois se não ouviram, vão ficar a saber.
Os Bobos ou Truões eram aqueles que faziam rir nobres da corte, tinham
pouca beleza física, eram pequenos e gorduchos, tinham também uma cabeça enorme
e uns olhos salientes.
Mas, vou direita à história! Este Bobo tinha o nome de D. Bibas e tinha
um atrevimento muito grande na linguagem que fazia corar o sargento da guarda.
Então, no tempo de D.
Henrique, pai de D. Afonso Henriques, D. Bibas foi mandado para um mosteiro
muito cedo para poder continuar os seus estudos, mas acabou por perceber que
não tinha vocação para ser monge: o nosso Bibas apaixonou-se pela sobrinha de
D. Teresa, a Dulce. Por causa deste amor for chacoteado e insultado.
Esta história é muito engraçada e fala de uma personagem importante do
tempo dos nossos reis, o Bobo.
Por estas razões, recomendo que o leiam, vão ADORAR!
02/06/14
Ilustradora Fedra Santos
Subscrever:
Mensagens (Atom)