06/10/17

Outubro, mês internacional das bibliotecas escolares

O tema para outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é: “Ligando Comunidades e Culturas“. Baseia-se no tema anual da conferência IASL (International Association of School Librarianship) sobre “Aprender sem fronteiras”. Este ano estamos concentrados na ideia de que o ISLM conecta comunidades (comunidades de aprendizagem de todos os tipos e as nossas próprias comunidades sociais) e culturas ao redor do mundo enquanto compartilhamos o nosso amor pelas bibliotecas escolares e mostramos algumas das atividades maravilhosas que se realizam nas bibliotecas do agrupamento de escolas Afonso de Paiva.
Em outubro vamos planear, organizar, apoiar, desenhar, pintar, ler, escrever, contar, animar e inaugurar este mês das bibliotecas escolares com os nossos alunos e professores, desde o pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico e várias serão as atividades. Desde sessões de formação do(s) utilizador(es) das bibliotecas, para os alunos do 1º e 5º anos, sessões de animação e mediação leitora, no âmbito da 9ª edição do projeto Itinerâncias “Malas com Rodas Cheias de Histórias”, com livros e histórias para os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do agrupamento que não dispõem de espaço físico de biblioteca nas suas unidades orgânicas, numa parceria com a biblioteca municipal de Castelo Branco, passando pelo encontro com o autor Nuno Matos Valente, para alunos do 1º e 2º ciclos, a participação na 8ª edição da Troca Internacional de Marcadores de Livros, com os alunos dos 8º anos, numa iniciativa da IASL e a celebração da festividade Halloween, com a sempre muita entusiasmante e “arrepiante” animação de leitura, decoração alusiva e montras de livros, nas bibliotecas Afonso de Paiva e S. Tiago e o já tradicional e muito participado Concurso de Halloween, este ano sob o tema “Mascotes de Piratas”, destinado a todos os alunos e famílias do agrupamento.
O ponto alto deste mês está destinado ao dia 23 de outubro, dia da biblioteca escolar, que acontecerá na biblioteca escolar Afonso de Paiva com o lançamento oficial do Projeto “Ler, Contar e Recontar”, uma ideia com mérito, com o selo de qualidade da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares). Na agenda do dia está contemplada uma apresentação oficial do projeto, seguida de uma sessão de animação de leitura para as entidades parceiras e representantes da autarquia, estruturas de gestão do agrupamento, rede de bibliotecas escolares e meios de comunicação regionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário