22/12/16

Prémio Teresa Calçada - 1.ª Edição


 © Fotografia de Pedro Loureiro | Revista LER |

A cerimónia de entrega do primeiro prémio Teresa Calçada decorreu sexta-feira (16 de dezembro) na vila alentejana de Alter do Chão e contou com a presença do Delegado Regional do Alentejo, Manuel Maria Barroso, o presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Joviano Vitorino, a directora do agrupamento de escolas, Ana Marques, a Presidente do Conselho Geral, Rita Roque, a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva e a própria Teresa Calçada.

Este prémio foi instituído pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) por ocasião da comemoração dos seus 20 anos e destina-se a distinguir a biblioteca que melhor responder ao desafio lançado anualmente pela RBE no Mês Internacional da Biblioteca Escolar (outubro). Associa-se assim a boas práticas e boas ideias o nome de uma das fundadoras da RBE, sua coordenadora entre 1996 e 2013 e principal responsável pelo sucesso deste programa.

Nesta sua primeira edição, o desafio lançado aos alunos foi o concurso de ideias "Aprende a descodificar o teu mundo". Tratava-se da apresentação de propostas para melhorar a sua biblioteca escolar. A ideia vencedora, entre mais de quarenta, foi de três alunos do 9° ano do Agrupamento de Alter do Chão. Chama-se BLA (Biblioteca de Línguas em Ação) e prevê a comunicação e conhecimento mútuo entre alunos de várias escolas, ao mesmo tempo que ensinam uns aos outros as suas línguas. O vídeo de apresentação da ideia pode ser visto em https://youtu.be/tKjqgbiuQDQ.

O projecto vencedor,“Bla”, ou “Biblioteca de Línguas em Acção”, vai ser aplicado no Agrupamento de Escolas vencedor ainda durante este ano lectivo.  [Via Blogue RBE]



Sem comentários:

Enviar um comentário