30/09/15

Graphogame, o videojogo didático


Chama-se “Graphogame Português” e trata-se de um videojogo que permite às crianças, durante os primeiros anos de escrita e leitura, uma melhor assimilação de sons e letras, num processo fundamental da descodificação, habilidade de leitura e capacidade de consciência fonológica. Espera-se ainda que o jogo possa beneficiar também crianças com dislexia, défice auditivo ou cuja língua-mãe não seja o português.
Concebido como um jogo, o que motiva a criança, permitindo menos tensão, uma aprendizagem mais rápida e um maior envolvimento dos pais e docentes, aprender a ler com o “Graphogame” deverá ser fácil e divertido. Cenários com animais, piratas, estrelas ou o fundo do mar tornam o programa apelativo aos olhos das crianças. Algumas dificuldades de aprendizagem podem ser superadas com o uso intensivo do videojogo.
Na Finlândia, o jogo foi criado na Universidade de Jyväskylä, com a parceria do Instituto Niilo Mäki e foi adotado nos currículos do Ministério da Educação do país. A versão portuguesa do videojogo foi criada por uma equipa da Universidade do Minho (UM) e do Instituto Politécnico do Porto e foi gravada nos estúdios da Rádio Renascença.
O “Graphogame” já foi testado nalgumas escolas do distrito do Porto no ano letivo 2014/2015 e os resultados estão a ser analisados pelas investigadoras, que em caso positivo ponderam levar o Graphogame ao atual  Ministro da Educação e Ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário