21/05/14

Apanhados a ler - Gonçalo Rodrigues, 5.º C- Irmãos Passos



      O que me levou a escolher este livro foi porque já conheço o autor e gosto muito das suas histórias.
     Este livro conta a história de um menino chamado Zeca que viveu em Portugal até aos três anos de idade. A certa altura, foi morar com os pais para Angola.
     Quando era jovem, regressou a Portugal e os pais ficaram em Angola. Zeca viveu com o tio Xico e a tia Gigé. Em Africa, Zeca nunca se sentia intimidado por brincar com os meninos negros do bairro. Em casa, já Zeca a viver sozinho, porque os pais estavam em Timor e foram feitos prisioneiros pelos ocupantes Japoneses, durante a segunda guerra mundial, Zeca fez um melhor amigo a quem deu o nome de menino do bairro negro. Podia ter-lhe chamado João Francisco ou José, mas preferiu tratá-lo apenas por esse nome. Considero a personagem muito bom amigo e ajudante. Identifico-me com a personagem, porque sou amigo das pessoas negrinhas.
    Divirto-me com as aventuras das personagens: a visita a Aveiro em Portugal; a viagem de Portugal para Angola, Moçambique, conhecendo as pessoas que vivem no continente africano.
   Na minha opinião, todos vocês deveriam ler este livro que nos ensina que nunca devemos gozar as pessoas por serem diferentes, isso é racismo e recomendo-vos a leitura deste livro porque é o melhor livro que eu já li e até me levou a chorar.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário