09/11/12

Parlamento dos jovens - edição 2013





 A Escola Básica de Custóias encontra-se inscrita no programa Parlamento dos Jovens – edição 2013. O tema apresentado para debate é “Ultrapassar a Crise”( Sessão do Básico) e o projeto irá desenvolver-se ao longo de três fases, a saber, preparação e realização da sessão escolar, sessão distrital/regional e sessão nacional. Este programa, que a Assembleia da República organiza em colaboração com outras entidades, decorre entre os meses de outubro e maio, do presente ano letivo, e apresenta um conjunto de etapas/ procedimentos que todas as escolas participantes têm de cumprir, de acordo com um calendário previamente estipulado.
Os grandes objetivos que se pretendem atingir com o desenvolvimento deste projeto são promover a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica, estimular o debate de temas da atualidade de uma forma democrática, respeitando a diversidade de opiniões e proporcionar o desenvolvimento da capacidade de expressão e argumentação.

Num momento, em que o país e o mundo atravessam momentos de crise e de rutura, de descrédito e afastamento da vida política por parte dos cidadãos,  é de crucial importância a educação para a defesa dos valores democráticos e formação de cidadãos responsáveis. Por outro lado, procuramos proporcionar aos nossos alunos uma experiência de participação em processos eleitorais, acompanhados de sessões de esclarecimento, com a realização de debates com convidados, dar a conhecer as regras dos debates parlamentares e a Assembleia da República.
Contamos ainda com o envolvimento e a adesão dos encarregados de educação e de toda a comunidade educativa para que o projeto se torne uma realidade.


        Vamos ao debate!                     


Sem comentários:

Enviar um comentário