10/11/12

Mensagem do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento 2012



Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, 10 de novembro de 2012

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é uma oportunidade de reafirmar o potencial das ciências na construção de um mundo melhor. Por meio da inteligência humana, da pesquisa científica e da inovação encontraremos amanhã as respostas aos desafios que hoje nos parecem intransponíveis. A ciência é nossa melhor ferramenta no apoio ao desenvolvimento inclusivo e igualitária, e na construção de uma sustentabilidade global nestes tempos incertos, em que nos deparamos com os limites biofísicos do planeta.


Para obter bons resultados, devemos, em maior contingente, treinar hoje os pesquisadores de amanhã. Também precisamos colocar a ciência a serviço de todos, observando os direitos fundamentais do indivíduo. Acima de tudo, devemos inaugurar um novo capítulo na integração científica. Inovação e transformação social dependem de nossa capacidade de combinar disciplinas e criar sinergias entre todas as ciências: naturais, humanas e sociais, incluindo sabedoria local e indígena.

A complexidade dos problemas atuais vai além dos limites de qualquer disciplina. Os desafios econômicos, ambientais e sociais do desenvolvimento sustentável estão intimamente conectados. Essa foi a mensagem da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que ocorreu neste ano, no Rio de Janeiro. Também foi a mensagem do relatório do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, Povos Resilientes, Planeta Resiliente: Um Futuro Digno de Escolha.
Embora a ciência moderna tenha conseguido prosperar a partir do principio de especialização, agora é a hora de construir abordagens mais cooperativas, mas integradas, que combinem o progresso de cada ciência em seu próprio campo. A sustentabilidade virá por meio da multidisciplinaridade. Ela também requer uma melhor interface entre ciências, políticas e sociedade, para que cada uma possa enriquecer e reforçar a outra. Esse é o tema do Dia Mundial da Ciência neste ano, “Ciência em Prol da Interconectividade, Colaboração e Sustentabilidade Global”.
A UNESCO fez da transdisciplinaridade a pedra fundamental de seu trabalho em prol da sustentabilidade em seus programas internacionais de ciência e da educação para o desenvolvimento sustentável. Dez anos após o primeiro Dia Mundial da Ciência, a UNESCO permanece resoluta em seu apoio à reflexão internacional sobre uma ciência de sustentabilidade global, notadamente por meio do Conselho Consultivo de Ciência do secretariado-geral das Nações Unidas. É nesse espírito que convoco hoje os governos, a sociedade civil, os setores público e privado, muito além dos círculos científicos, a se mobilizar para realizar todo o potencial das ciências pelo desenvolvimento e pela paz, que são inseparáveis e essenciais para o futuro que queremos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário