02/11/12

Apanhados a ler - professora Isabel Sá Pereira

Este mês, damos início a uma atividade designada Apanhados a ler
Pela sua inegável ligação à nossa biblioteca e à leitura, aqui fica o depoimento da primeira pessoa "apanhada". Trata-se da professora Isabel Sá Pereira, a primeira coordenadora da biblioteca e a responsável pela sua entrada na Rede de bibliotecas escolares (RBE) em 1990.

 


Não há só um livro que me marcou ao longo da vida… há vários… mas hoje escolhi “O Tesouro” de Manuel António Pina. 
Escolhi este livro por dois motivos:

·         o primeiro é o facto de se tratar de uma história sobre um enorme tesouro: a liberdade. O escritor fala-nos de um pais de “pessoas tristes” a quem faltava um bem essencial para viver e respirar – a LIBERDADE. E que bem que ele explica às crianças o que era o nosso país antes do 25 de Abril. De uma forma simples recorda como as pessoas falavam baixinho e se escondiam dentro das suas casas. Fala da guerra e de como os soldados se revoltaram. Mostra-nos os cravos vermelhos nas espingardas e toda a gente a correr para as ruas gritando: LIBERDADE!...  Não sei bem porquê mas hoje olho para as caras das pessoas e também me parece que andam tristes… o que será que lhes falta?
·         A segunda razão da minha escolha tem a ver com o escritor. Deixou de escrever as suas histórias e crónicas no dia 19 de outubro de 2012. Era uma pessoa doce, com uma voz muito bonita que adorava falar com as crianças. Tive o enorme prazer de o conhecer e conversar com ele… marcou-me profundamente o seu jeito simples, a sua humildade, a sua genialidade. A ele a minha grande homenagem!
Isabel Sá Pereira









Sem comentários:

Enviar um comentário